Capital da região de Nova Aquitânia e sede do departamento de Gironda, Bordeaux é uma cidade portuária situada às margens do rio Garonne, no sudoeste da França. Localizada no coração de uma vasta região vinícola, é conhecida por ser a principal metrópole do vinho no mundo.
Assim como Paris, é a cidade francesa com o maior número de edifícios protegidos. Alguns são de construção antiga, como a catedral gótica de Saint-André, enquanto outros são mais recentes, como os casarões dos séculos XVIII e XIX, ou ainda as instalações culturais como o Museu de Belas Artes ou a Cidade do Vinho.
Após a Segunda Guerra Mundial, Bordeaux foi criticada por não valorizar adequadamente suas riquezas. Ela carregou por muito tempo a reputação de “bela adormecida”, mas esse tempo parece ter passado. Desde 2007, quando foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Bordeaux se tornou uma cidade que exibe grande dinamismo cultural e econômico.
Para não perder nenhum encanto desta esplêndida metrópole, os Guias Conferencistas da França selecionaram cuidadosamente para você cinco locais imperdíveis que merecem ser vistos!
Não hesite em nos contatar para um tour guiado ou um passeio personalizado, consultando nosso catálogo ou nos escrevendo para contact@guides-france.com.
Monumento gótico que domina a Praça Pey Berland, a catedral foi inicialmente uma basílica românica, consagrada em 1096. A estrutura atual foi construída entre os séculos XII e XVI. Dois casamentos reais foram celebrados ali: o de Eleonor da Aquitânia e Luís VII, em 1137, e o de Luís XIII com Ana da Áustria, em 1615. Para conhecer melhor o Bordeaux da época romana e da Idade Média, siga o guia!
Obra do arquiteto Victor Louis entre 1773 e 1780, o Grand Théâtre foi construído sobre os vestígios de um templo galorromano, os pilares de Tutela, destruído sob Luís XIV. O edifício abriga a Ópera Nacional de Bordeaux. Na programação: obras líricas, concertos sinfônicos e apresentações de balé.
A poucos metros do Grand Théâtre encontra-se uma das melhores mesas da cidade, o Quatrième Mur, do renomado chef estrelado Philippe Etchebest.
Desenhada pelo arquiteto de Versalhes, Ange-Jacques Gabriel, a Praça da Bolsa é uma antiga praça real. Suas fachadas são características do modelo de cidade clássica, com um repertório de ornamentos típicos do século XVIII: colunatas embutidas na fachada e varandas de ferro forjado. No centro da Praça da Bolsa está a fonte das Três Graças, construída em 1869. No lado esquerdo dela encontra-se um hotel que, durante o Antigo Regime, serviu como sede das Alfândegas: hoje abriga o Museu Nacional das Alfândegas.
Criada no século XIX, o Esplanade des Quinconces ocupa uma vasta área de 12 hectares ao longo do rio Garonne: é a maior praça da França. Sua imensidão a torna o local privilegiado para eventos culturais que ocorrem durante todo o ano na cidade: Festival do Rio, Feira de Antiguidades, Festival do Vinho, concertos, circos e eventos esportivos.
Para saber mais sobre uma das maiores praças da Europa, siga o guia!
Inaugurada em 2016, a Cité du Vin encontrou um sucesso popular imediato. É preciso dizer que a arquitetura magnífica do edifício contribuiu grandemente para isso. Com suas curvas suaves e movimento, suas formas acompanham as do rio Garonne.
A Cité du Vin ocupa um espaço de 3.000 m2 e possui muitos espaços temáticos que convidam você a uma jornada única no tempo para melhor compreender a história do vinho. Uma experiência sensorial e gustativa garantida! Os enólogos amadores ou experientes certamente apreciarão o local.