Uma cidade romana, a capital das Gálias e um importante centro comercial entre a Itália, a Suíça e a Alemanha, Lyon é uma cidade opulenta que não tem nada de barulhenta. Seu dinamismo econômico se construiu em torno da seda, seguida por atividades relacionadas, como bancos, química e indústrias mecânicas. Hoje, Lyon é um importante polo cultural na França, com eventos como as Noites de Fourvière e a Festa das Luzes, bem como instalações como o Museu das Confluências, a Ópera e o Museu de Belas Artes. A classificação do Vieux Lyon e da Presqu’île como Patrimônio Mundial da UNESCO atraiu um número cada vez maior de visitantes desde o início dos anos 2000. Além disso, Lyon é uma capital gastronômica onde se pode comer bem (sem necessariamente ser no restaurante de Paul Bocuse).
Os Guias de Turismo da França oferecem uma seleção das 5 melhores visitas guiadas para conhecer tudo sobre a capital das Gálias.
Este passeio guiado levará você ao bairro medieval, na margem direita do rio Saône, aos pés da colina de Fourvière. Aqui, seu guia irá apresentar o impressionante patrimônio religioso, com sua catedral e igrejas, além de algumas boas opções de bouchon, locais tradicionais de comida em Lyon.
Este passeio guiado irá levá-lo a descobrir o bairro de Croix Rousse, o berço da Fabrique e da produção têxtil. Você poderá admirar as casas dos antigos operários da seda, os Canuts, cujas revoltas deixaram uma marca na história social da cidade em 1831 e 1834.
Este passeio guiado permite que você explore o bairro da Presqu’île. Este bairro passou por transformações urbanas lideradas na segunda metade do século XIX por Marius Vaïsse, o “Haussmann de Lyon”. O bairro da Presqu’île exibe uma opulência evidenciada tanto pela arquitetura quanto pelas lojas da Rue de la République e da Rue du Président Edouard Herriot.
O Sul da Presqu’île foi por muito tempo um refúgio para atividades criminosas (drogas, prostituição) ou poluentes, relacionadas com a importante concentração de empresas químicas na área. Desde os anos 2000, o bairro tem sido alvo de uma vigorosa política de renovação urbana, como evidenciado pelo Museu das Confluências e pela construção de habitações energeticamente eficientes. Este passeio leva você a descobrir a Lyon do século XXI, em um bairro decididamente voltado para o futuro.
Lyon é uma das capitais da gastronomia. Isso foi estabelecido graças a chefs renomados, como Paul Bocuse, e a uma culinária que os curiosos adoram descobrir nos bouchons, esses restaurantes típicos da capital das Gálias: quenelle, jésus, Beaujolais, vinho das colinas do Ródano, salada lyonnaise. Seu guia preparou paradas gastronômicas para que você possa apreciar a cidade através do paladar.