Visitar Dijon: os 5 imperdíveis para ver absolutamente
Capital da Borgonha, Dijon está localizada no eixo Paris-Lyon-Mediterrâneo. Cidade de arte e história, abriga uma área preservada de 97 hectares que faz parte integral da área dos Climats do vinhedo da Borgonha, inscrito como Patrimônio Mundial em julho de 2015.
Para tornar sua visita a Dijon o mais agradável possível, os Guias da França fizeram uma seleção de 5 locais imperdíveis para você ver absolutamente.
Visitar Dijon : os 5 imperdíveis a ver absolumente
Antiga porta da muralha do século XII, flanqueada por duas torres redondas, uma ponte levadiça e um posto de controle, existia para defender a cidade.
Nessa época, a cidade era dividida por muralhas, e só era possível entrar por uma das 12 portas. A Porta da Praça Darcy era uma das entradas principais.
Somente em 1786 foi decidido destruir a antiga porta fortificada, pelo menos o que restava dela, e erguer em seu lugar um arco de triunfo. A estrutura foi nomeada Príncipe de Condé, em homenagem ao governador da Borgonha, e foi renomeada Porta da Liberdade pelos Revolucionários. O arco eventualmente recuperou seu nome original em referência ao religioso Guillaume de VOLPIANO, abade de Saint-Bénigne.
Igreja católica do século XIII, em estilo gótico burgúndio, é dedicada a Saint Benigne de Dijon, mártir cristão do século II.
Ela possui uma cripta românica, um vestígio subterrâneo de uma rotonda de três andares, construída por volta do ano 1000, sob a liderança do abade Guillaume de VOLPIANO. Um martyrium com um pavimento de mármores coloridos e capitéis esculpidos.
Nossa Senhora de Dijon, arquitetura gótica do século XIII, e inscrita no Patrimônio Mundial da UNESCO.
Localizada na Praça Notre Dame, a poucos passos do Palácio dos Duques, abriga a estátua de Nossa Senhora da Boa Esperança, anteriormente chamada de Virgem Negra. Um local imperdível, especialmente porque fascina nossos visitantes com seus elementos emblemáticos: o Jacquemart e, principalmente, a Coruja.
A coruja, uma pequena escultura com cerca de 600 anos, representando a encarnação do Espírito Santo. Um amuleto com uma crença popular: deve-se acariciá-lo com a mão esquerda, mão direita sobre o coração, fazer um desejo e ele se realizará…
Dijon permite aos visitantes desfrutar de ruas completamente pedestres. Casas em enxaimel, igrejas românicas e góticas, mansões dos séculos XVII e XVIII destacam-se majestosamente nas ruas medievais da antiga capital dos duques da Borgonha.
Ela conecta a Place Darcy à Place de la Libération, passando pela Place François-Rude, sendo uma rua comercial muito movimentada.
Localizado no coração da cidade, o Palácio dos Duques e dos Estados da Borgonha é o monumento mais emblemático de Dijon. Ele abriga, no centro, a prefeitura, sobre a qual se ergue a Torre Philippe Le Bon, que oferece uma vista panorâmica a 46 metros de altura sobre a cidade dos cem campanários, acessível a partir do Escritório de Turismo.
Desde 1799, a ala oriental do palácio abriga o Museu de Belas Artes, que apresenta uma coleção de 1500 obras de arte distribuídas em 50 salas, sendo um dos museus mais destacados da França.